A Índia informa que voltou a oferecer alguns dos serviços de visto que havia suspendido no Canadá no mês passado. A suspensão foi uma das várias medidas tomadas em meio a uma disputa diplomática em andamento. O conflito é sobre o assassinato de um líder sikh em solo canadense.
O Alto Comissariado da Índia em Ottawa, Canadá, emitiu um comunicado à imprensa na quarta-feira (25). Ele disse que os serviços para entrada, negócios, vistos médicos e de conferência seriam retomados na quinta-feira (26).
O Ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, deu a entender que os serviços seriam retomados, quando falou durante uma reunião vários dias antes. Mas ele também disse que há preocupações de que o Canadá ainda esteja interferindo nos assuntos internos da Índia. Jaishankar disse: “Os problemas que temos são com um determinado segmento da política e das políticas canadenses”.
O assassinato do líder sikh no Canadá estremeceu as relações entre as duas partes. Ottawa acusou Nova Délhi de estar envolvida no assassinato. A Índia nega a acusação.
Ambos os países emitiram alertas de viagem. Eles também expulsaram alguns dos diplomatas um do outro. Nova Délhi forçou Ottawa a retirar 41 diplomatas e suas famílias da Índia na semana passada. Não está claro se a retomada dos serviços de visto aliviará parte da tensão entre as duas nações.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















