A Agência Internacional de Energia, International Energy Agency – IEA, afirma que a demanda global por combustíveis fósseis atingirá seu pico em 2030 devido ao aumento das fontes de energia renováveis.
A agência descreve um sistema de energia em 2030 em seu World Energy Outlook 2023, divulgado na terça-feira (24).
De acordo com a agência, haverá quase 10 vezes mais carros elétricos nas ruas do mundo em 2030. A geração de energia solar e eólica será mais amplamente difundida, com a participação das energias renováveis no mix global de eletricidade se aproximando de 50%.
Mas o relatório afirma que a demanda por combustíveis fósseis continuará muito alta para cumprir a meta do Acordo de Paris, de limitar o aumento da temperatura média global. Para reduzir as emissões globais e atingir a meta, a AIE propõe triplicar a capacidade global de energia renovável.
A agência afirma que as crescentes tensões geopolíticas no Oriente Médio voltaram a concentrar a atenção nas preocupações com a segurança energética. O órgão sugeriu que a mudança para as energias renováveis é necessária em termos de segurança.
O diretor executivo da AIE, Fatih Birol, disse que as transições de energia limpa proporcionarão imensos benefícios, incluindo novas oportunidades industriais e empregos e maior segurança energética. Ele pediu cooperação e colaboração internacionais.
- Homem é preso no Japão por vender deepfakes sexuais - 17 de outubro de 2025 6:27 am
- Urso invade creche no norte do Japão, ninguém se fere - 17 de outubro de 2025 6:22 am
- Coreia do Sul envia força-tarefa contra golpes no Camboja - 17 de outubro de 2025 6:11 am