O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, concedeu prêmios estatais a dois cidadãos poloneses, aparentemente para mostrar que os países continuam amigos, apesar da disputa sobre a proibição polonesa de importação de grãos ucranianos.
Zelenskyy fez uma parada em Lublin, no leste da Polônia, no sábado (23), quando voltava dos Estados Unidos e do Canadá. Ele entregou os prêmios a um jornalista e a um médico voluntário por suas contribuições para o fortalecimento dos laços bilaterais.
Ele disse: “Estou orgulhoso de que a Ucrânia tenha uma vizinhança tão forte”. E acrescentou: “Acredito que quaisquer desafios em nosso caminho comum não são nada comparados ao fato de que há tanta força entre nossos povos”.
A Polônia decidiu estender a proibição, indo contra uma política da União Europeia.
Zelenskyy criticou tacitamente Varsóvia em seu discurso na Assembleia Geral da ONU na terça-feira.
Em resposta, o primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki disse na quarta-feira (20), que seu país não está mais fornecendo armas para a Ucrânia.
O presidente polonês Andrzej Duda minimizou a observação do primeiro-ministro no dia seguinte, dizendo que Morawiecki quis dizer que a Polônia não enviaria à Ucrânia as armas mais recentes que o país está comprando para modernizar suas forças armadas.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















