O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, disse que os militares do país destruíram um sistema de defesa aérea russo na Crimeia, a região que Moscou anexou unilateralmente em 2014.
Zelenskyy divulgou um vídeo na quinta-feira (14), depois que os militares anunciaram a destruição do sistema de defesa terra-ar perto de Yevpatoriya, no oeste da Crimeia.
O presidente elogiou o Serviço de Segurança e a Marinha pela “destruição do sistema de defesa aérea dos ocupantes”, classificando-a como “uma conquista muito significativa”.
Em agosto, a Ucrânia disse que suas forças destruíram o sistema de mísseis terra-ar S400 de última geração da Rússia na Crimeia.
O Instituto para o Estudo da Guerra informou que o último ataque é o segundo da Ucrânia “em um importante sistema de defesa aérea russo nas últimas semanas”.
O think tank americano disse que isso sugere que “pode haver falhas táticas sistêmicas nos sistemas de defesa aérea russos na Crimeia ocupada”.
Na sexta-feira (15), os militares ucranianos anunciaram que recapturaram o vilarejo de Andriivka, cerca de 10 quilômetros ao sul da cidade de Bakhmut, na região de Donetsk, no leste do país.
O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia disse que as contraofensivas continuam em direção a Bakhmut e à cidade-chave de Melitopol, na região sul de Zaporizhzhia. Ele enfatizou que as regiões ocupadas estão sendo libertadas, apesar dos ferozes ataques russos.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am