Pesquisadores do Japão informam que dados de satélite indicam que o terremoto de magnitude 6,8 ocorrido na semana passada no Marrocos elevou o terreno em até 20 centímetros perto do epicentro.
A Autoridade de Informações Geoespaciais do Japão analisou o terremoto de 8 de setembro no centro do Marrocos usando dados do satélite de observação da terra DAICHI-2.
Os pesquisadores afirmam que a deformação do solo foi confirmada em uma área que se estende por cerca de 50 quilômetros a leste e oeste e 100 quilômetros ao norte e ao sul perto do epicentro.
Eles também disseram que o terreno em uma área próxima ao epicentro subiu até 20 centímetros e afundou até 7 centímetros no sul.
Dois blocos de terra ao longo de uma falha foram empurrados um contra o outro, com um deslizando sobre o outro.
Separadamente, o professor Yagi Yuji, da Universidade de Tsukuba, analisou como a falha se moveu com base em dados de sismômetros de todo o mundo.
Ele constatou que a ruptura da falha durou cerca de 7 segundos e se espalhou para cima na direção leste-sudeste a partir do foco. O professor diz que a área a leste-sudeste do epicentro pode ter sofrido maiores abalos e danos mais graves.
- Renúncia no Fed abre vaga para indicação de Trump - 3 de agosto de 2025 12:42 am
- Japão enfrenta onda de calor acima de 40°C pelo quarto dia consecultivo - 3 de agosto de 2025 12:27 am
- Quatro operários morrem ao cair em bueiro próximo a Tokyo - 3 de agosto de 2025 12:04 am