Taiwan lançou seu primeiro submarino desenvolvido domesticamente, que espera aumentar a dissuasão contra os militares chineses.
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, batizou a embarcação de “Hai Kun” em uma cerimônia de lançamento na cidade de Kaohsiung, no sul do país, na quinta-feira (28). A construção do submarino começou em 2020.
Tsai disse que um submarino construído domesticamente é mais do que apenas uma meta e é a realização concreta da resolução de Taiwan de se proteger.
Ela disse que os submarinos são equipamentos essenciais para o que ela classificou como capacidades de “guerra assimétrica” da marinha.
O governo de Tsai vem promovendo a estratégia de ter recursos altamente móveis para impedir a pressão da força militar maciça da China.
Suas observações foram feitas em um momento em que a China está aumentando suas atividades militares, incluindo exercícios com porta-aviões, nas águas ao redor de Taiwan.
Os nomes dos chefes ou representantes adjuntos dos escritórios de ligação dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão foram mencionados na cerimônia, indicando que os países forneceram alguma forma de apoio para a construção do submarino.
A empresa que construiu o submarino não divulgou detalhes sobre as capacidades da embarcação. O submarino foi parcialmente coberto durante a cerimônia. As equipes de mídia não tiveram permissão para tirar fotos de perto.
Espera-se que o Hai Kun entre em operação em 2025, após testes em portos e no mar.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















