A agência de inteligência da Coreia do Sul informou que o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, provavelmente propôs, durante sua visita a Pyongyang em julho, que a Rússia e a Coreia do Norte realizassem um exercício militar conjunto com a China.
O Serviço Nacional de Inteligência apresentou sua análise em uma reunião de um comitê parlamentar na segunda-feira (4).
De acordo com um legislador que participou da sessão, a agência de inteligência disse ter informações de que Shoigu fez a proposta quando se encontrou com o ditador norte-coreano Kim Jong Un na capital do país, Pyongyang, no final de julho.
Não se sabe como o lado norte-coreano reagiu ao plano.
Porém, no início da segunda-feira, o jornal noturno sul-coreano Munhwa Ilbo informou que há uma forte previsão de que a Coreia do Norte, a China e a Rússia realizarão exercícios navais em trilaterais em um futuro próximo.
A agência de inteligência também disse que a Coreia do Norte, provavelmente, continuará a instruir as forças na Coreia do Sul que se opõem à administração do presidente Yoon Suk-yeol para fazer campanha contra a liberação pelo Japão de água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi, que está paralisada.
- Coreia do Norte critica Japão por comentário sobre armas nucleares - 21 de dezembro de 2025 10:34 pm
- Mercado matinal de Aomori volta a receber público após alerta sísmico - 21 de dezembro de 2025 10:28 pm
- Mortandade de ostras em Hiroshima ameaça pesca local - 21 de dezembro de 2025 10:23 pm
















