As autoridades sanitárias da Rússia informaram que estão considerando a suspensão das importações de frutos do mar do Japão após a liberação de água tratada e diluída da usina nuclear danificada de Fukushima Daiichi.
As autoridades emitiram um comunicado na terça-feira (26). A declaração diz que estão considerando juntar-se às restrições chinesas sobre o fornecimento de frutos do mar do Japão, levando em conta os possíveis riscos de contaminação por radiação.
A China iniciou a suspensão depois que a liberação começou em 24 de agosto.
As autoridades russas também revelaram que discutiram com autoridades chinesas a segurança dos frutos do mar exportados pelo Japão.
As autoridades disseram que enviaram uma carta a Tóquio para solicitar negociações sobre o assunto e pediram ao lado japonês que fornecesse informações até 16 de outubro sobre o método de verificação de trítio e outros materiais radioativos.
As autoridades russas disseram que a decisão final será tomada após as negociações com o Japão.
As autoridades anunciaram que iriam reforçar os controles de quarentena e distribuição de produtos marinhos e processados japoneses.
A usina nuclear de Fukushima Daiichi sofreu um derretimento triplo no terremoto e tsunami de 2011. A água usada para resfriar o combustível derretido na usina tem se misturado à chuva e à água subterrânea.
A água acumulada é tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio. Antes de liberar a água tratada no mar, o operador da usina a dilui para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo das diretrizes da Organização Mundial da Saúde para água potável.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















