O rei da Tailândia comutou a sentença de 8 anos de prisão do ex-primeiro-ministro, Thaksin Shinawatra, para um, depois que o ex-premier solicitou um perdão real.
Ele foi preso na semana passada por corrupção e outras acusações. Thaksin atrai grande atenção devido à sua influência contínua na política tailandesa.
O anúncio de clemência do rei foi feito um dia depois que o ministro da justiça em exercício confirmou o pedido de perdão real de Thaksin.
A declaração do rei diz que Thaksin é um ex-primeiro-ministro que realizou boas ações para o país e seu povo. Ele acrescentou que Thaksin é idoso e tem problemas de saúde.
Thaksin foi deposto do cargo de primeiro-ministro durante um golpe em 2006. Após 15 anos de exílio de fato, ele retornou à Tailândia na semana passada. O homem de 74 anos foi enviado diretamente para a prisão.
Mas, no dia seguinte, foi transferido para um hospital da polícia, pois reclamou que não conseguia dormir e sentia um aperto no peito. Ele está hospitalizado desde então.
A Tailândia instalará em breve um novo governo de coalizão. O primeiro-ministro é Srettha Thavisin, do Partido Pheu Thai. A versão anterior do partido, Thai Rak Thai, foi fundada por Thaksin. Para assumir o poder, Srettha formou uma coalizão com antigos rivais em partidos pró-militares.
Especula-se que a coalizão tenha sido parte de um acordo na tentativa de perdão de Thaksin.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am