O Ministério da Defesa de Taiwan informou que um número recorde de aeronaves militares chinesas foi avistado no espaço aéreo ao redor de Taiwan, durante um período de 24 horas, até a manhã de segunda-feira (18).
O ministério diz que um total de 103 aeronaves operaram em torno de Taiwan nas 24 horas até as 6 horas da manhã, horário local.
Delas, 40 cruzaram a linha mediana entre Taiwan e a China continental ou entraram na zona de identificação de defesa aérea, a sudoeste e sudeste de Taiwan.
Alguns dos caças J-16 e aeronaves de controle e alerta antecipado KJ-500 sobrevoaram o Canal Bashi, entre Taiwan e as Filipinas, após cruzarem a linha mediana, e chegaram ao Oceano Pacífico a sudeste de Taiwan.
A aeronave de reabastecimento aéreo Y-20 voou para as águas da Península de Hengchun, a ponta sul da ilha principal de Taiwan.
Essa é a primeira vez que o número de aeronaves militares chinesas detectadas no espaço aéreo ao redor de Taiwan ultrapassa 100 em um único dia desde que o ministério começou a divulgar informações no formato atual.
O ministério disse que o assédio contínuo dos militares chineses pode facilmente aumentar as tensões e piorar a segurança regional.
O ministério pediu às autoridades chinesas que assumam a responsabilidade e parem imediatamente com as ações destrutivas e unilaterais.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















