O presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na segunda-feira (4), no sul da Rússia, para discutir o acordo de exportação de grãos da Ucrânia.
Erdogan espera reviver o acordo para permitir a passagem segura de grãos pelo Mar Negro. Putin disse que Moscou está aberto a conversações sobre o assunto.
Putin também disse que as questões relacionadas à crise da Ucrânia não seriam ignoradas. Ele acrescentou que está “aberto a negociações” sobre o assunto de um acordo sobre produtos agrícolas.
Erdogan disse que todos estão esperando para ver o que acontecerá em relação ao corredor de grãos. Ele também disse que a mensagem deles após as negociações será importante para o mundo, especialmente para os países subdesenvolvidos da África.
A Ucrânia é um importante exportador de grãos. A Turquia e as Nações Unidas intermediaram o acordo para retomar suas exportações, que haviam sido bloqueadas devido à invasão em grande escala da Rússia. Mas Moscou desistiu do acordo em julho, aumentando os temores de uma crise global de alimentos.
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse na quinta-feira (31), passada que havia apresentado à Rússia um conjunto de novas propostas em uma tentativa de trazê-la de volta ao acordo. Os detalhes das propostas não foram divulgados.
O ministro das relações exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, reiterou seu ponto de vista de que é preciso garantir a continuidade das exportações de produtos agrícolas de seu país.
Antes da reunião de segunda-feira, os militares russos realizaram ataques de drones por duas noites consecutivas em Odesa. A região abriga uma extensa infraestrutura de transporte de grãos.
- Armandinho Macêdo e Kazufumi Miyazawa fecham os shows do Festival Brasil&Latino 2025, em Tóquio - 19 de junho de 2025 11:05 am
- Programa O Sul em Cima edição 14/2025 destaca Beto Scopel e Projeto CCOMA - 19 de junho de 2025 10:23 am
- Rússia abre fórum econômico com foco em países emergentes - 19 de junho de 2025 4:40 am