O presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na segunda-feira (4), no sul da Rússia, para discutir o acordo de exportação de grãos da Ucrânia.
Erdogan espera reviver o acordo para permitir a passagem segura de grãos pelo Mar Negro. Putin disse que Moscou está aberto a conversações sobre o assunto.
Putin também disse que as questões relacionadas à crise da Ucrânia não seriam ignoradas. Ele acrescentou que está “aberto a negociações” sobre o assunto de um acordo sobre produtos agrícolas.
Erdogan disse que todos estão esperando para ver o que acontecerá em relação ao corredor de grãos. Ele também disse que a mensagem deles após as negociações será importante para o mundo, especialmente para os países subdesenvolvidos da África.
A Ucrânia é um importante exportador de grãos. A Turquia e as Nações Unidas intermediaram o acordo para retomar suas exportações, que haviam sido bloqueadas devido à invasão em grande escala da Rússia. Mas Moscou desistiu do acordo em julho, aumentando os temores de uma crise global de alimentos.
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse na quinta-feira (31), passada que havia apresentado à Rússia um conjunto de novas propostas em uma tentativa de trazê-la de volta ao acordo. Os detalhes das propostas não foram divulgados.
O ministro das relações exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, reiterou seu ponto de vista de que é preciso garantir a continuidade das exportações de produtos agrícolas de seu país.
Antes da reunião de segunda-feira, os militares russos realizaram ataques de drones por duas noites consecutivas em Odesa. A região abriga uma extensa infraestrutura de transporte de grãos.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















