O presidente da Rússia, Vladimir Putin, instruiu um ex-comandante do grupo mercenário Wagner a supervisionar as unidades voluntárias na guerra na Ucrânia.
O gabinete presidencial russo anunciou na sexta-feira (29), que o presidente se reuniu com o ex-comandante do Wagner group, Andrei Troshev, no Kremlin no dia anterior.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Troshev agora trabalha para o Ministério da Defesa.
Na reunião, Putin observou que o próprio Troshev estava lutando em uma unidade voluntária há mais de um ano.
O presidente também disse que Troshev conhece as questões que precisam ser resolvidas com antecedência para que o trabalho de combate ocorra da melhor e mais bem-sucedida maneira possível.
A reunião é amplamente vista como uma tentativa do Kremlin de mostrar que os combatentes do Wagner estão sob controle do governo desde que seu líder, Yevgeny Prigozhin, foi morto em um acidente de avião em agosto.
Prigozhin organizou um motim de curta duração em junho.
Na quarta-feira (27), um porta-voz das forças armadas ucranianas disse que várias centenas de ex-combatentes do Wagner estavam lutando na cidade contestada de Bakhmut, na região leste de Donetsk.
O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia anunciou na sexta-feira (29), que suas forças continuam as contraofensivas em Bakhmut e em outras cidades, retomando áreas ocupadas pelas tropas russas, uma após a outra.
O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha diz em sua atualização de inteligência: “A situação exata do pessoal que foi transferido não está clara, mas é provável que os indivíduos tenham sido transferidos para partes das forças oficiais do Ministério da Defesa da Rússia” e outras empresas mercenárias privadas.
O ministério também diz que muitos combatentes do Wagner estarão “familiarizados com a linha de frente atual e com as táticas ucranianas locais, tendo lutado no mesmo terreno no inverno passado”.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















