O primeiro-ministro da Austrália anunciou que visitará Pequim no final deste ano, para uma reunião com o presidente chinês, Xi Jinping.
Com a visita, ele se tornaria o primeiro primeiro-ministro australiano a viajar para a China em sete anos.
Anthony Albanese reuniu-se com o primeiro-ministro chinês Li Qiang à margem da Cúpula do Leste Asiático em Jacarta.
Após a reunião, Albanese disse aos repórteres que eles mantiveram discussões construtivas com o objetivo de melhorar o relacionamento bilateral.
Ele disse que discutiram casos relacionados a comércio e consulares, bem como questões de direitos humanos e segurança. Albanese então revelou o convite do líder máximo da China.
Ele disse ao primeiro-ministro Li que “continuaremos a cooperar onde pudermos, discordar onde for necessário e nos engajar em nosso interesse nacional”.
Albanese foi amplamente cotado para visitar a China este ano, tendo se reunido com seu colega chinês, Xi, nos bastidores da reunião do G20 do ano passado em Bali.
As relações entre os dois países se deterioraram em 2020, depois que a Austrália solicitou uma investigação independente sobre as origens do coronavírus.
A Austrália quer resolver uma série de questões, incluindo as altas tarifas da China sobre o vinho australiano e outros produtos.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am