Os altos níveis de umidade estão causando instabilidade atmosférica sobre a região de Kanto, centrada em Tóquio e na região de Tohoku, no nordeste do Japão.
As autoridades meteorológicas estão pedindo que as pessoas nas prefeituras de Fukushima, Chiba e Ibaraki permaneçam em alerta máximo devido ao aumento do risco de deslizamentos de terra provocados pela chuva e transbordamento de rios.
A Agência Meteorológica informa que o ar úmido da Depressão Tropical Yun-yeung e a borda de um sistema de alta pressão no Pacífico estão gerando nuvens de chuva localizadas nas regiões de Kanto e Tohoku.
Faixas de nuvens de chuva desenvolvidas se formaram sobre as prefeituras de Chiba, Ibaraki e Fukushima na sexta-feira (8).
Algumas cidades de Chiba e Ibaraki registraram chuvas recordes. Caiu mais chuva em um período de 12 horas, na sexta-feira, do que a média de todo o mês de setembro.
Na província de Ibaraki, as autoridades da cidade de Hitachi disseram que uma estrada foi bloqueada quando um declive próximo a uma rampa de uma importante via expressa cedeu. Dez pessoas ficaram presas em seis carros e um ônibus. Mas, segundo a polícia, elas conseguiram evacuar seus veículos por conta própria e foram resgatadas.
Na província de Chiba, 11 municípios registraram inundações no primeiro andar, enquanto deslizamentos de terra ocorreram em mais de cem locais em 11 cidades e vilas. As autoridades ainda não determinaram a extensão dos danos na cidade de Mobara, onde ocorreram grandes inundações.
Alertas de deslizamento de terra foram emitidos em partes das prefeituras de Chiba, Ibaraki e Fukushima após fortes chuvas.
A Agência Meteorológica está pedindo que as pessoas fiquem atentas a deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas, rios cheios, bem como fortes rajadas de vento, tempestades, relâmpagos e tornados.
Já foram registrados alagamentos e deslizamentos de terra nas regiões de Kanto e no sul de Tohoku após chuvas recordes.
- Colapso de escola na Indonésia deixa 49 mortos - 7 de outubro de 2025 1:47 am
- Nikkei 225 atinge recorde após vitória de Takaichi Sanae - 7 de outubro de 2025 1:42 am
- Ataque cibernético paralisa produção da Asahi no Japão - 7 de outubro de 2025 1:37 am