A filipina Maria Ressa, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, foi absolvida de fraude fiscal. O caso estava entre uma série de ações judiciais movidas contra ela durante o mandato do ex-presidente Rodrigo Duterte.
Um tribunal de primeira instância em Metro Manila emitiu sua decisão a favor de Ressa e de seu site de notícias on-line Rappler nesta terça-feira (12).
Esse foi o quinto caso de evasão fiscal contra eles. Isso ocorreu depois que um tribunal de apelação os absolveu de quatro outras acusações em janeiro.
Ressa falou com os repórteres após o anúncio da decisão. Ela disse: “A absolvição fortalece nossa determinação de continuar com o sistema judiciário… de nos submetermos ao tribunal apesar do assédio político, apesar dos ataques à liberdade de imprensa. Isso mostra que o sistema judicial funciona”.
A jornalista, de 59 anos, é conhecida por fazer reportagens que criticam o governo Duterte e sua guerra contra as drogas. Ela se tornou a primeira pessoa das Filipinas a receber o Prêmio Nobel da Paz em 2021. O prêmio foi em reconhecimento aos seus esforços para salvaguardar a liberdade de imprensa.
A jornalista veterana está atualmente apelando de uma condenação por difamação cibernética na Suprema Corte. O Rappler também está contestando legalmente uma ordem de fechamento.
O presidente Ferdinand Marcos Jr. assumiu o cargo há 14 meses. Ele sugeriu que qualquer interferência em processos judiciais seria imprópria.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















