O novo secretário de defesa da Grã-Bretanha, Grant Shapps, visitou a capital ucraniana, Kiev, para manter conversações com o presidente, Volodymyr Zelenskyy.
O gabinete do presidente disse que Shapps se reuniu com Zelenskyy na quinta-feira (28), para discutir o apoio contínuo à defesa e o reforço das defesas aéreas do país.
A visita foi a primeira de Shapps a Kiev desde que ele se tornou secretário de defesa no mês passado, substituindo Ben Wallace, que ocupou o cargo por mais de quatro anos.
Durante suas conversações com Zelenskyy, Shapps disse que a Ucrânia está na vanguarda da atenção britânica.
Zelenskyy expressou gratidão pelo apoio que a Grã-Bretanha tem dado à sua nação desde o início da invasão russa.
Ele disse que a cooperação em defesa entre Kiev e Londres permitiu que a Ucrânia expandisse significativamente suas capacidades no campo de batalha com armas de longo alcance.
Este ano, a Grã-Bretanha forneceu mísseis de cruzeiro Storm Shadow que permitiram que a Ucrânia realizasse ataques de longo alcance contra alvos na Crimeia ocupada pela Rússia.
O gabinete do presidente disse que Shapps e Zelenskyy também discutiram o reforço das defesas aéreas na Ucrânia, em meio a temores de que a Rússia intensifique os ataques à infraestrutura de energia crítica no auge do inverno.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am