A Marinha dos EUA informou que um de seus destroyers e uma fragata canadense realizaram um trânsito de rotina pelo Estreito de Taiwan.
A 7ª Frota dos EUA anunciou no sábado (9), que seu destroyer de mísseis guiados, o USS Ralph Johnson, e a fragata da Marinha Real Canadense, a HMCS Ottawa, navegaram juntos pelo estreito.
A declaração disse que o trânsito bilateral “demonstra o compromisso dos Estados Unidos e de nossos aliados e parceiros com um Indo-Pacífico livre e aberto”.
Também disse: “Uma cooperação como essa representa a peça central de nossa abordagem para uma região segura e próspera, onde aeronaves e navios de todas as nações podem voar, navegar e operar em qualquer lugar que a lei internacional permita”.
A medida ocorre em um momento em que a China está aumentando a pressão militar sobre Taiwan.
As forças armadas chinesas reagiram com veemência. Um porta-voz do Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular da China disse que suas forças monitoraram os navios e lidaram com a situação de acordo com a lei e os regulamentos.
O porta-voz acrescentou que suas unidades permanecerão em alerta máximo e protegerão firmemente a soberania e a segurança da China, bem como a paz e a estabilidade da região.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















