As tensões entre a Índia e o Canadá não mostram sinais de diminuição. O problema foi desencadeado pela alegação de Ottawa de que o governo de Nova Délhi estava envolvido no assassinato de um líder sikh no Canadá.
O rompimento entre os países foi a matéria principal dos maiores jornais indianos na quarta-feira (20). Uma manchete dizia: “Trudeau provoca tempestade diplomática com comentário sobre a Índia”. Outra dizia: “A Índia nega qualquer papel no assassinato de Nijjar, no Canadá”.
Hardeep Singh Nijjar era um cidadão canadense. Ele foi morto a tiros no Canadá em junho. Ottawa está pedindo a Nova Délhi que coopere e esclareça a questão. Mas a Índia negou as alegações. Nijjar era, supostamente, um apoiador do movimento de independência Sikh na Índia. Nova Délhi designou Nijjar como terrorista em 2020.
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, falou sobre o assunto com repórteres na terça-feira (19). Trudeau disse que pediu à Índia que levasse a questão tão a sério quanto o Canadá a está levando. Ele disse: “Não estamos querendo provocar ou aumentar a escalada. Estamos simplesmente expondo os fatos, conforme os entendemos, e queremos trabalhar com o governo da Índia para esclarecer tudo”.
Ambos os governos estão, agora, acompanhando de perto a situação. Eles estão esperando para ver qual será o próximo passo do outro lado.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am