O líder do partido de oposição tailandês “Move Forward Party” renunciou ao seu cargo. O partido ficou em primeiro lugar nas eleições gerais de maio, mas Pita Limjaroenrat foi impedido de se tornar o primeiro-ministro do país. Seu partido também foi excluído do governo de coalizão.
Pita anunciou sua renúncia em sua conta de mídia social na sexta-feira (15). Ele disse que não pode continuar a servir como líder, pois foi suspenso de suas funções como parlamentar. A suspensão temporária foi imposta pelo tribunal constitucional do país. Pita foi acusado de violar uma disposição constitucional que proíbe os candidatos eleitorais de possuir ações de mídia. Ele disse que ainda trabalhará com o partido Move Forward.
Pita levou o partido Move Forward à vitória na eleição de maio. Mas sua tentativa de se tornar primeiro-ministro foi bloqueada duas vezes pelos conservadores no parlamento.
O Pheu Thai é o segundo maior partido do país. Ele conseguiu formar um governo retirando o Move Forward da coalizão e unindo forças com os partidos pró-militares. Srettha Thavisin, membro do Pheu Thai, foi eleito primeiro-ministro logo depois disso.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am