21 C
Kóka
quarta-feira, 6 agosto, 2025 4:51: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Kishida solicita pacote de emergência para o setor pesqueiro afetado pela proibição de importação da China

O primeiro-ministro do Japão ordenou que seus ministros elaborassem urgentemente medidas detalhadas com o objetivo de ajudar as empresas de pesca atingidas pela suspensão das importações de frutos do mar japoneses pela China.

O primeiro-ministro do Japão ordenou que seus ministros elaborassem urgentemente medidas detalhadas com o objetivo de ajudar as empresas de pesca atingidas pela suspensão das importações de frutos do mar japoneses pela China.

Kishida Fumio explicou aos repórteres sobre o esboço do pacote de emergência na quinta-feira (31). Isso é uma resposta à proibição geral da importação de frutos do mar japoneses pela China, depois que a Tokyo Electric Power Company começou a liberar água tratada e diluída da usina de Fukushima Daiichi no Oceano Pacífico.

Kishida disse que algumas das medidas serão para encontrar novos compradores no exterior, além da China, para itens como a vieira. A exportação de vieiras e de alguns outros itens depende em grande parte da China.

O governo também ajudará o setor no processamento, para que as empresas possam exportar itens de frutos do mar diretamente.

Kishida disse que o governo também ajudará a expandir as vendas domésticas e a desenvolver novos mercados.

Ele disse que instruiu os ministros do gabinete envolvidos a elaborar os detalhes do pacote até o início da próxima semana.

Kishida enfatizou que é muito importante que as medidas sejam implementadas o mais rápido possível, garantindo fundos do governo, incluindo reservas, se necessário.

Ele acrescentou que o governo fará todo o possível para proteger o setor pesqueiro do Japão, obtendo o apoio do público.

Quanto ao diálogo com a China para persuadir o país a suspender sua proibição de importação, Kishida disse que os departamentos do governo japonês entraram em contato com seus homólogos chineses e apresentaram a eles datas específicas para a realização de possíveis negociações. Kishida expressou sua esperança de que a China responda o mais rápido possível.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img