O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, chegou a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU, onde pedirá cooperação internacional e reformas no órgão mundial.
Em seu discurso programado para terça-feira (19), Kishida deve dizer aos delegados que o mundo está enfrentando questões complexas, incluindo a invasão da Rússia na Ucrânia, as mudanças climáticas e as doenças infecciosas.
Ele pedirá à comunidade internacional que supere as divisões e os confrontos para lidar com essas questões e enfatizará a necessidade de reformar o Conselho de Segurança da ONU e o restante do organismo mundial.
Em uma reunião de alto nível do Conselho de Segurança sobre a situação na Ucrânia, ele planeja reiterar a posição do Japão de que não tolerará tentativas unilaterais de mudar o status quo pela força.
Ele também pedirá a manutenção e o fortalecimento da ordem internacional baseada em regras.
O governo japonês está considerando a possibilidade de organizar uma reunião individual entre Kishida e o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy.
Kishida falará com empresários norte-americanos para explicar os esforços de Tóquio para atrair investimentos estrangeiros.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am