O New York Times informou que o ditador norte-coreano, Kim Jong Un, planeja viajar para a Rússia, para discutir com o presidente Vladimir Putin a possibilidade de o Norte fornecer armas para a Rússia.
Citando altos funcionários dos EUA e outras fontes, o jornal informou nesta segunda-feira (4), que Kim planeja viajar para Vladivostok no final deste mês, provavelmente de trem.
Espera-se que Kim e Putin participem do Fórum Econômico Oriental, que será realizado de 10 a 13 de setembro na cidade do extremo leste da Rússia.
Em aparentes preparativos para a viagem de Kim, cerca de 20 funcionários norte-coreanos, incluindo alguns que supervisionam o protocolo de segurança da liderança, teriam viajado de Pyongyang para Vladivostok de trem e, em seguida, voado para Moscou, em agosto.
O jornal citou as fontes dizendo que “Putin quer que Kim concorde em enviar à Rússia projéteis de artilharia e mísseis antitanque”.
Eles também disseram que “Kim gostaria que a Rússia fornecesse à Coreia do Norte tecnologia avançada para satélites e submarinos movidos a energia nuclear” e “Kim também está buscando ajuda alimentar”.
Um porta-voz da Casa Branca disse na última quarta-feira (30), que Kim e Putin haviam trocado cartas, comprometendo-se a aumentar a cooperação bilateral.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, expressou preocupação com o fato de a Rússia e a Coreia do Norte estarem negociando um possível acordo de armas.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















