A Força de Autodefesa Terrestre do Japão, Ground Self-Defense Force – GSDF, e os militares dos EUA planejam realizar exercícios conjuntos nas ilhas remotas de Okinawa em outubro, com base no cenário de uma batalha contra aeronaves e embarcações.
A GSDF anunciou detalhes do plano de exercício conjunto na quinta-feira (14).
O exercício será realizado na província de Okinawa, ao sul, na província de Hokkaido, ao norte, e na região de Kyushu, entre 14 e 31 de outubro, com a participação de cerca de 6.400 japoneses e tropas norte-americanas.
O plano indica que cerca de 80 soldados norte-americanos, do Corpo de Fuzileiros Navais e do Exército, serão enviados pela primeira vez ao acampamento da GSDF na ilha remota de Ishigaki, no sudoeste de Okinawa.
Em Okinawa, espera-se que eles pratiquem atividades de vigilância usando radar para o cenário de batalha.
A GSDF e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA estabelecerão um gabinete de coordenação conjunta nos acampamentos da GSDF, incluindo os de Naha, Ishigaki e Yonaguni, para treinamento de transporte de pessoal e mercadorias.
Como parte do treinamento, a aeronave de transporte Osprey da GSDF voará de um aeroporto em Ishigaki para a província de Kumamoto, passando pela ilha de Amami Oshima, na província de Kagoshima, com base no cenário em que a aeronave transportaria pessoas feridas. Essa será a primeira vez que um Osprey da GSDF sobrevoará Okinawa.
O governo da província de Okinawa está pedindo que a GSDF se abstenha voluntariamente de voar com a aeronave.
A GSDF enfatizou que os exercícios conjuntos envolvendo o voo do Osprey em Okinawa e os exercícios conjuntos Japão-EUA em Ishigaki são importantes para se preparar para qualquer situação.
A força acrescentou que continuará a explicar o exercício aos governos municipais e aos residentes.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am