Diplomatas seniores do Japão, China e Coreia do Sul concordaram em realizar uma cúpula trilateral o mais rápido possível. Essa cúpula não é realizada desde 2019.
O vice-ministro sênior das Relações Exteriores do Japão, Funakoshi Takehiro, o ministro adjunto das Relações Exteriores da China, Nong Rong, e o vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Chung Byung-won, reuniram-se em Seul na terça-feira.
A Coreia do Sul presidirá a próxima cúpula. Seu Ministério das Relações Exteriores disse que as três nações pretendem se reunir no momento mais oportuno.
A mídia local afirma que estão sendo tomadas providências para uma reunião de ministros das Relações Exteriores em novembro, em Busan, na Coreia do Sul.
Uma autoridade sênior sul-coreana disse que o país propôs o fortalecimento da cooperação com o Japão e a China para buscar resultados em áreas como segurança nacional e economia.
No entanto, a autoridade disse que a liberação pelo Japão de água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi não estava na agenda.
Espera-se que a cúpula seja realizada até o final do ano.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















