O governo do Japão decidiu estender mais de 20 bilhões de ienes, ou mais de 140 milhões de dólares, em ajuda emergencial aos produtores nacionais de frutos do mar.
Isso é uma resposta à suspensão das importações de frutos do mar pela China após a liberação de água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi.
As autoridades dizem que cerca de metade do dinheiro, ou 68 milhões de dólares, será usada para a compra e o armazenamento temporário de frutos do mar.
O governo quer ajudar os exportadores de vieiras e outros produtos a encontrar destinos alternativos.
Cerca de 38 milhões de dólares serão alocados para ajudar as empresas a explorar novos mercados no exterior.
As vieiras são uma grande parte das exportações de frutos do mar do Japão para a China. Muitas delas são descascadas e reexportadas para os Estados Unidos e outros países. Portanto, o governo japonês também quer reforçar o processamento doméstico.
Para levar adiante esse plano, o governo pretende usar cerca de 14 milhões de dólares para garantir trabalhadores. Ele usará outros 20 milhões de dólares para ajudar a instalar novos equipamentos nas fábricas de processamento.
O secretário-chefe do gabinete, Matsuno Hirokazu, disse aos repórteres na terça-feira que o governo espera desenvolver rapidamente um sistema de processamento doméstico que atenda às necessidades dos mercados de exportação.
- Pesquisa em Koka busca soluções para estrangeiros - 18 de agosto de 2025 12:29 pm
- Líderes europeus participarão de negociações de paz em Washington - 18 de agosto de 2025 4:46 am
- Trens e voos lotam com retorno do feriado Bon no Japão - 18 de agosto de 2025 1:43 am