32.6 C
Kóka
domingo, 3 agosto, 2025 1:10: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão ajuda nos esforços de reconstrução em Sulawesi 5 anos após terremoto mortal

Nesta quinta-feira (28), completam-se cinco anos desde que um forte terremoto atingiu a ilha indonésia de Sulawesi, causando grande devastação e tirando milhares de vidas.

Nesta quinta-feira (28), completam-se cinco anos desde que um forte terremoto atingiu a ilha indonésia de Sulawesi, causando grande devastação e tirando milhares de vidas.

O abalo que atingiu a região central de Sulawesi em 28 de setembro de 2018 causou grandes danos às áreas costeiras e provocou a liquefação generalizada do solo, que, por sua vez, soterrou residências na lama.

O desastre custou cerca de 4.300 vidas.

Cinco anos depois, a ilha está reconstruindo sua infraestrutura com assistência abrangente do Japão, com base no conhecimento adquirido com a restauração da região nordeste do país, que sofreu um terremoto e um tsunami em março de 2011.

Antes do aniversário de cinco anos, as vítimas do desastre, que desde então se mudaram em massa para áreas mais altas, foram vistas oferecendo orações aos mortos na quarta-feira (27).

Um homem cuja filha de 9 anos continua desaparecida expressou sua tristeza, mas também o desejo de recomeçar sua vida. Ele acrescentou que espera que um desastre como esse não volte a acontecer.

Na terça-feira (26), funcionários da Agência de Cooperação Internacional do Japão, ou Japan International Cooperation Agency – JICA, que supervisiona os esforços de reconstrução, visitaram um local ao longo da costa de Palu onde a construção da estrada está em andamento.

Espera-se que a estrada, que será elevada em cerca de 5 metros, reduza a inundação por tsunami. Essas estradas foram construídas em regiões atingidas por tsunamis no Japão.

Fukushima Junichi, chefe do escritório de Jacarta da empresa japonesa de consultoria em construção Yachiyo Engineering, está envolvido nos esforços de reconstrução da ilha desde imediatamente após o desastre.

Ele disse que o Japão possui tecnologia líder mundial contra desastres, e as autoridades indonésias disseram à empresa que isso lhes dá uma sensação de segurança.

Ele acrescentou que o que a empresa adquiriu com a reconstrução do nordeste do Japão foi adaptado para atender melhor às necessidades da Indonésia.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img