Caçadores na Islândia capturaram a primeira baleia da temporada, depois que a caça foi retomada no país em 1º de setembro. A carne da baleia será exportada para o Japão.
A única empresa baleeira do país, a Hvalur, transportou uma baleia para um porto próximo à capital, Reykjavik, na sexta-feira (8). A empresa diz que a maior parte da carne de baleia processada será exportada para o Japão.
A Islândia havia suspendido a caça às baleias até o ano passado por não ser considerada lucrativa, entre outros motivos. Mas retomou a caça com a condição de que as empresas japonesas comprassem todas as baleias capturadas pela Hvalur.
Na última temporada, a carne de cerca de 150 baleias foi exportada para o Japão.
A Islândia é um dos três países do mundo, junto com o Japão e a Noruega, que permite a caça comercial de baleias.
O governo da Islândia adiou o início, programado para junho, da temporada de caça às baleias deste ano devido a preocupações com o bem-estar dos animais. As autoridades ordenaram que o equipamento fosse atualizado e que os métodos de captura das baleias fossem aprimorados para diminuir o sofrimento dos animais.
Ativistas contra a caça às baleias também realizaram protestos no país. Dois deles se infiltraram em navios baleeiros antes de zarparem e permaneceram em seus mastros por dois dias. Mais tarde, foram presos pela polícia.
O presidente da Hvalur, Kristjan Loftsson, disse à NHK que nenhuma baleia seria capturada se seu número fosse muito baixo. Mas ele disse que capturar apenas 160 baleias fin de um estoque de 40.000 na Islândia é uma taxa de captura sustentável.
- Colapso de escola na Indonésia deixa 49 mortos - 7 de outubro de 2025 1:47 am
- Nikkei 225 atinge recorde após vitória de Takaichi Sanae - 7 de outubro de 2025 1:42 am
- Ataque cibernético paralisa produção da Asahi no Japão - 7 de outubro de 2025 1:37 am