O irmão de uma japonesa sequestrada pela Coreia do Norte coletou assinaturas no domingo (17), para o retorno de cidadãos japoneses – 21 anos depois que Pyongyang admitiu pela primeira vez os sequestros.
Uma reunião de cúpula na capital norte-coreana, Pyongyang, em 17 de setembro de 2002, levou ao retorno de cinco japoneses. Eles estão entre os 17 cidadãos reconhecidos pelo governo japonês como tendo sido sequestrados pela Coreia do Norte. O paradeiro dos 12 restantes ainda é desconhecido.
Muitos outros, embora não reconhecidos oficialmente, são suspeitos de terem sido levados para a Coreia do Norte.
Nos últimos 21 anos, oito pais dos sequestrados, oficialmente reconhecidos, morreram. A mãe da sequestrada Yokota Megumi tem 87 anos. O pai de Arimoto Keiko tem 95 anos.
No domingo, Masumoto Teruaki, o irmão mais novo de Masumoto Rumiko, coletou assinaturas em Tóquio para instar o governo a trazer os sequestrados de volta para casa, o mais rápido possível. Sua irmã e Ichikawa Shuichi foram sequestrados por agentes norte-coreanos em uma praia na província de Kagoshima, no sudoeste do Japão, há 45 anos.
Masumoto disse que a questão do sequestro nunca será resolvida até que o paradeiro de todos os sequestrados seja confirmado e todos os que estiverem vivos retornem ao Japão.
Ele lembrou que sua irmã foi carinhosa com ele na infância, acrescentando que ela tem quase 70 anos agora. Ele pediu uma solução rápida para a questão e que o governo tome providências.
O grupo de famílias disse em seu plano de ação deste ano que não se oporá à extensão da ajuda humanitária do Japão à Coreia do Norte se o país permitir que todos os sequestrados retornem enquanto os pais restantes estiverem vivos.
Essa foi a primeira referência do grupo a uma possível ajuda ao Norte, mesmo com condições, desde que foi formado há 26 anos.
O primeiro-ministro Kishida Fumio indicou que espera iniciar conversações de alto nível com a Coreia do Norte sob sua supervisão direta, a fim de realizar uma cúpula bilateral.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















