A primeira ferrovia de alta velocidade da Indonésia está oferecendo viagens de teste gratuitas para a população local à medida que a construção se aproxima da conclusão.
A construção da ferrovia foi financiada pela China, como um projeto importante de sua Iniciativa “Belt and Road”. A China venceu a licitação para o projeto em 2015, após uma competição acirrada com o Japão.
A ferrovia conecta a capital, Jacarta, com Bandung, capital da província de Java Ocidental, a cerca de 140 quilômetros de distância. A velocidade máxima é de cerca de 350 quilômetros por hora, e a viagem entre as duas cidades leva cerca de 45 minutos. De trem convencional, normalmente leva mais de duas horas e meia.
A ferrovia deve começar a operar no próximo mês, após um atraso de quatro anos. As viagens de teste gratuitas começaram na segunda-feira (18).
Os passageiros tiraram fotos e apreciaram a vista do trem em alta velocidade. Monitores nos vagões anunciavam o envolvimento da China na construção da ferrovia.
Um passageiro disse que está orgulhoso de a Indonésia ter, agora, uma ferrovia de alta velocidade. Ele disse que os avanços na tecnologia da China levaram à cooperação na construção da ferrovia.
Um estudante universitário de Bandung disse que as pessoas de baixa renda talvez ainda não possam experimentar o trem por causa das tarifas caras.
Inicialmente, a China propôs um plano que não representaria um ônus financeiro para a Indonésia. Mas alguns indonésios expressaram preocupação com o aumento dos custos de construção, resultando em um ônus financeiro.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am