O governo do Japão informou que aeroportos e portos marítimos precisam estar prontos para uso em caso de emergência, a fim de reforçar a capacidade de defesa do país. O governo deverá designar instalações, principalmente nas ilhas do sudoeste, antes de entrar em contato com as autoridades locais.
A intenção do governo é refazer e expandir a infraestrutura pública para emergências com base nas políticas estipuladas na estratégia de segurança nacional elaborada no ano passado. A primeira reunião ministerial foi realizada no mês passado e as autoridades estão discutindo os detalhes desde então.
Quanto aos aeroportos e portos marítimos, o governo planeja ampliar as pistas de pouso e melhorar as barreiras dos cais para serem usadas por aeronaves das Forças de Autodefesa e navios de patrulha da Guarda Costeira.
Com uma possível contingência em Taiwan em mente, o governo deve designar instalações, principalmente nas Ilhas Nansei, incluindo ilhas remotas da prefeitura de Okinawa, no sudoeste do país.
Os funcionários do governo planejam manter conversações com os municípios e as autoridades de gestão portuária responsáveis pelas instalações.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















