O Japão lançou com sucesso um foguete H2A que transporta um satélite de raios X, bem como uma sonda que tentará fazer o primeiro pouso lunar do país.
O foguete de fabricação japonesa decolou na quinta-feira (7), do Centro Espacial de Tanegashima, na província de Kagoshima, no sudoeste do país, às 8h42, horário do Japão.
Pouco antes das 9 horas, o foguete colocou em órbita o satélite de observação espacial chamado X-Ray Imaging and Spectroscopy Mission, ou XRISM. Ele foi desenvolvido em conjunto pela agência espacial japonesa JAXA, a agência espacial americana NASA e outras.
Por volta das 9h30, o foguete colocou a sonda – conhecida como Smart Lander for Investigating Moon, ou SLIM – em órbita a uma altitude de aproximadamente 620 quilômetros.
As tarefas da sonda não tripulada desenvolvida pela JAXA incluem a demonstração de técnicas de pouso precisas e o exame de rochas lunares.
A sonda está programada para entrar em órbita lunar dentro de três ou quatro meses e tentar um pouso em janeiro ou fevereiro.
Se a missão for bem-sucedida, o Japão se tornará a quinta nação do mundo a pousar uma sonda na Lua.
Essa foi a primeira decolagem de um foguete de grande porte do Japão desde o fracassado lançamento de estreia de seu novo foguete H3, em março.
Desde então, a JAXA tomou medidas para garantir o sucesso do lançamento do H2A, incluindo a intensificação das verificações das peças compartilhadas pelos dois foguetes.
Os foguetes H2A do Japão apresentam uma taxa de sucesso de 98% – entre as mais altas do mundo – quando os foguetes H2B aprimorados são incluídos.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















