As Filipinas e os Estados Unidos devem dar início a um exercício naval conjunto na segunda-feira (2). Autoridades filipinas disseram que as duas marinhas convidaram sete outros países, incluindo o Japão, para participar dos exercícios anuais.
Isso ocorre em um momento em que as tensões entre Manila e Pequim estão aumentando devido às reivindicações territoriais no Mar do Sul da China.
O exercício de 12 dias será realizado nas águas ao sudeste da ilha de Luzon. Os exercícios de combate entre as marinhas das Filipinas e dos EUA têm como objetivo melhorar sua capacidade de trabalhar em conjunto.
Outros países convidados este ano são Austrália, Canadá, Grã-Bretanha, França, Nova Zelândia e Indonésia.
Cerca de 2.000 tropas participarão.
Oficiais da marinha filipina dizem que o objetivo é fortalecer ainda mais a cooperação internacional de defesa e uma ordem baseada em regras no Indo-Pacífico.
A Força Marítima de Autodefesa do Japão planeja enviar o destróier Akebono, juntamente com cerca de 170 tropas. Eles praticarão a resposta a desastres e a entrega de ajuda humanitária.
O Japão enviou seu maior destróier, o Izumo, no mês passado para outro exercício, que foi realizado no Mar do Sul da China. As Filipinas, os EUA e a Austrália também participaram.
Manila está interessada em fortalecer os laços de defesa com Washington e seus aliados à medida que a China intensifica suas atividades no mar disputado.
- Papai Noel chega de balão e encanta crianças em Saku - 22 de dezembro de 2025 12:47 am
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm
















