Uma exposição sobre as estudantes Himeyuri – jovens japonesas mobilizadas para cuidar dos soldados feridos durante a Batalha de Okinawa, em 1945 – foi aberta no estado americano do Havaí.
O Museu da Paz Himeyuri está exibindo as exposições por dois dias a partir de sábado (2), em um local em Honolulu, que realiza um evento anual que mostra a cultura e os produtos de Okinawa. A exposição é a primeira do gênero fora do Japão.
Nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, 240 estudantes e professores de duas escolas femininas na cidade de Naha, em Okinawa, foram mobilizados pelo Exército Imperial Japonês como o Himeyuri Student Corps. Mais da metade de seus membros perdeu a vida.
Os estandes de exibição apresentam fotos e ilustrações das alunas do Himeyuri, mostrando sua vida escolar antes da mobilização, bem como o cuidado com os soldados feridos em condições adversas no campo de batalha.
Algumas exposições apresentam um professor nascido no Havaí que liderou o corpo de exército, enquanto outras mostram os alunos sobreviventes que se mudaram para o Havaí após a guerra.
Vários havaianos, inclusive alguns com raízes em Okinawa, visitaram o local.
Uma mulher de ascendência okinawana disse que pôde aprender informações sobre a história de Okinawa que ela não conhecia.
Outra mulher do Canadá que visitava o Havaí disse que era importante aprender sobre as histórias de diferentes países. Ela acrescentou que espera que essa exposição também seja realizada em seu país.
Nakahodo Masanori, diretor da fundação que administra o Museu da Paz Himeyuri, disse que estava feliz por ver o interesse de muitas pessoas nas exposições.
Ele descreveu a exposição como significativa para a paz e disse acreditar que é necessário realizar mais eventos desse tipo no exterior.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am