Um jornal britânico informou que os Estados Unidos acreditam que o ministro da defesa da China foi afastado e colocado sob investigação.
Li Shangfu não é visto em público há cerca de duas semanas, desde que proferiu um discurso no Fórum de Paz e Segurança China-África, em Pequim, em 29 de agosto.
O Financial Times informou na quinta-feira (14), que várias autoridades norte-americanas e outras fontes informadas disseram que os EUA concluíram que Li havia sido destituído de suas responsabilidades e colocado sob investigação.
O jornal acrescentou que as fontes não disseram por que a administração do presidente dos EUA, Biden, concluiu que Li está sendo investigado.
Li foi nomeado ministro da Defesa em março. Ele estava encarregado do projeto de voo espacial tripulado da China e da aquisição de armas para as forças armadas do país.
Em julho, o ex-ministro das Relações Exteriores, Qin Gang, foi removido de seu cargo cerca de seis meses após sua nomeação. Seu paradeiro não foi divulgado por um mês.
Vários oficiais militares de alto escalão, que, segundo rumores, são culpados de corrupção, também foram afastados, aumentando a especulação de que Li está sendo investigado.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















