Um pesquisador da Universidade de Tóquio criou um mapa digital baseado na análise de imagens de satélite para mostrar a extensão dos danos causados pelo forte terremoto que atingiu o Marrocos na última sexta-feira.
O professor Watanave Hidenori comparou imagens de satélite de antes e depois do terremoto e indicou no mapa os locais onde os danos foram confirmados. O mapa foi publicado on-line.
A análise de Watanave sugere que as áreas montanhosas foram particularmente atingidas. Segundo ele, em Amizmiz, na província de Al Haouz, perto do foco do terremoto, todos os edifícios de uma comunidade montanhosa parecem ter desmoronado.
No entanto, ele diz que os dados de satélite indicam que o impacto foi relativamente limitado nas planícies de Amizmiz e na cidade central de Marrakech, a cerca de 70 quilômetros de distância.
Watanave ressalta que os terremotos não ocorrem com frequência no Marrocos, portanto, há preocupações de que os suprimentos de socorro demorem a chegar às pessoas afetadas devido à falta de preparação. Ele também diz que pode não haver lugares suficientes seguros para cuidar dos sobreviventes.
- Hegseth convoca oficiais militares para reunião nos EUA - 27 de setembro de 2025 6:38 am
- Ex-presidente francês Sarkozy é condenado a cinco anos por conspiração criminal - 27 de setembro de 2025 6:27 am
- Hospitais no Japão enfrentam desafio com turistas doentes - 27 de setembro de 2025 5:04 am