Uma lista dos possíveis ganhadores do Prêmio Nobel deste ano, divulgada por uma empresa britânica de serviços de informações acadêmicas, inclui um pesquisador japonês e outro de ascendência japonesa.
Os ganhadores do Prêmio Nobel deste ano serão anunciados a partir de 2 de outubro.
A lista da Clarivate contém 23 pesquisadores influentes de cinco países. A empresa analisou cerca de 58 milhões de artigos publicados em todo o mundo para fazer suas escolhas.
Yanagisawa Masashi é um candidato na categoria de fisiologia ou medicina. Ele é diretor do Instituto Internacional de Medicina Integrativa do Sono, da Universidade de Tsukuba, no Japão.
Yanagisawa descobriu que uma substância de sinalização neural chamada orexina, que é secretada pelo cérebro, controla o sono.
Isso ajudou os pesquisadores a entender a causa do distúrbio do sono, a narcolepsia, e a desenvolver medicamentos para a insônia.
Kataoka Kazunori é candidato ao Prêmio Nobel de Química. Ele é o diretor geral do Innovation Center of NanoMedicine do Kawasaki Institute of Industrial Promotion no Japão.
Kataoka desenvolveu um dispositivo para administração de medicamentos direcionados, chamados de nanomáquinas, no qual um medicamento é colocado em uma substância com menos de um décimo milésimo de milímetro de tamanho. O método contribuiu para melhorar o tratamento do câncer.
Entre os pesquisadores listados pela Clarivate no passado, 71 ganharam prêmios Nobel.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















