Uma cúpula entre o presidente russo, Vladimir Putin, e seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, não conseguiu trazer a Rússia de volta a um acordo que permitiu as exportações de grãos ucranianos pelo Mar Negro.
Após as conversações de segunda-feira (4), na cidade de Sochi, no sul da Rússia, Putin disse aos repórteres que Moscou estaria pronta para considerar a possibilidade de reativar o acordo, mas somente se todos os acordos sobre a suspensão das restrições às exportações agrícolas russas fossem implementados.
Erdogan disse que o trabalho deve continuar a ser feito para reduzir as lacunas. Ele acrescentou acreditar que uma solução pode ser alcançada em um curto período de tempo, com base em novas propostas apresentadas por seu governo e pelas Nações Unidas.
Ele também disse que a Ucrânia precisa suavizar suas abordagens para que seja possível tomar medidas conjuntas com a Rússia.
A Ucrânia é um dos maiores exportadores de grãos do mundo. O último fracasso em reativar o acordo de grãos pode levar a preocupações sobre uma possível crise alimentar.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am