As crianças voltaram a frequentar uma escola em uma cidade próxima à capital ucraniana, Kiev, depois que um grupo de solidariedade montou um abrigo antibombas para o reinício das aulas. O Japão ajudou a financiar a instalação.
Um novo ano acadêmico começou este mês na Ucrânia em meio à contínua invasão russa.
A UNICEF informa que um terço das crianças em idade escolar da Ucrânia, cerca de 1,5 milhão, depende do aprendizado on-line, pois suas escolas foram destruídas ou não têm abrigos antibombas.
O grupo beneficente da cidade de Hostomel passou cerca de seis meses montando um abrigo antibombas depois de restaurar o prédio danificado da escola.
O grupo diz que o abrigo tem paredes de concreto de 25 centímetros de espessura reforçadas com aço e é coberto com terra para proteger as crianças de ataques. Com 40 metros quadrados, ele pode acomodar até 60 crianças de uma só vez.
Há flores plantadas ao redor da instalação para alegrar o ambiente e para que as crianças não pensem em ataques. A parte interna é decorada com imagens de animais e livros para ajudar as crianças a relaxar quando forem evacuadas.
Mais de 100 crianças de seis a 17 anos de idade frequentam a escola. Mas a capacidade do abrigo é limitada, então elas estudam em um turno duplo de acordo com a série.
Um representante da instituição de solidariedade disse que as pessoas se sentem felizes quando veem as crianças sorrirem, e ele acredita que pode ajudá-las a fazer isso por meio de seu trabalho. O abrigo custou cerca de 27.000 dólares. Parte do financiamento veio do Japão.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am