A Coreia do Norte afirma ter lançado um “submarino tático de ataque nuclear” recém-construído, que realizará operações no Mar do Japão.
O jornal Rodong Sinmun, do Partido dos Trabalhadores, informou na sexta-feira (8), que a cerimônia de lançamento do submarino foi realizada na quarta-feira (6). O ditador norte-coreano, Kim Jong Un, estaria presente no evento.
Kim teria dito em um discurso que o submarino é capaz de transportar uma grande quantidade de armas nucleares e lançar ataques preventivos e retaliatórios. Ele também disse que o submarino “desempenhará sua missão de combate como um dos principais meios ofensivos submarinos da força naval” da Coreia do Norte.
Kim também expressou sua intenção de acelerar o desenvolvimento do primeiro submarino movido a energia nuclear do país. Em 2021, o país prometeu, em seu programa quinquenal de defesa nacional, que desenvolveria tal embarcação.
O jornal disse que, no dia seguinte, Kim inspecionou o submarino antes de seu teste. Ele citou Kim dizendo que equipar a marinha com armas nucleares é uma tarefa urgente que não deve ser adiada por mais tempo.
Em julho de 2019, Kim inspecionou um submarino que estava sendo construído. Pyongyang disse que a embarcação acabaria por realizar operações no Mar do Japão. As forças sul-coreanas disseram que ele pode transportar três mísseis balísticos lançados por submarinos, ou SLBMs.
O submarino lançado na quarta-feira pode ser aquele que Kim inspecionou em 2019.
A Coreia do Norte está, aparentemente, tentando aumentar o moral antes do 75º aniversário da fundação da nação. O país marcará a data neste sábado (9). O Norte também pode estar tentando mostrar que está disposto a equipar suas forças navais com armas nucleares táticas para combater os Estados Unidos e outros países.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am