Um meio de comunicação norte-coreano informou que dois mísseis de cruzeiro estratégicos de longo alcance foram lançados em teste na madrugada de sábado em direção ao Mar Amarelo.
O jornal Rodong Sinmun, do Partido dos Trabalhadores, no poder, informou no domingo (3), que uma unidade militar realizou o exercício de disparo a partir da foz de um rio na parte ocidental do país.
O jornal disse que o exercício era para um ataque nuclear tático simulado.
O jornal informou que os mísseis percorreram um plano de voo em forma de 8 e cobriram a distância de 1.500 quilômetros em cerca de 2 horas e 8 minutos. Ele acrescentou que as ogivas simuladas detonaram a uma altitude de 150 metros acima de uma ilha-alvo.
O jornal informou que a Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores ordenou o teste de disparo como parte do exercício, em face dos exercícios militares conjuntos realizados recentemente pelos Estados Unidos e pela Coreia do Sul.
A comissão acrescentou que a Coreia do Norte pretende fazer com que os EUA e a Coreia do Sul entendam “a situação que atingiu uma séria ameaça por meio do exercício avassalador de dissuasão de guerra”.
O exército sul-coreano disse no sábado que o Norte havia disparado mísseis de cruzeiro em direção ao Mar Amarelo.
Acredita-se que eles sejam os que Pyongyang disse ter lançado.
Diz-se que os mísseis de cruzeiro estratégicos norte-coreanos são difíceis de interceptar porque voam em uma trajetória oval ou em forma de oito.
A Coreia do Norte disse em 21 de agosto que havia realizado um exercício de disparo de mísseis de cruzeiro estratégicos navais.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am