Líderes da Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN, e de outras potências regionais se reuniram presencialmente em Jacarta, onde discutiram uma série de questões de segurança no Indo-Pacífico.
Os líderes e as principais autoridades da ASEAN e de outros países, incluindo os EUA, a China, a Rússia e o Japão, reuniram-se para a Cúpula do Leste Asiático na quinta-feira (7), o último dia da série de reuniões.
Como país presidente, o presidente da Indonésia, Joko Widodo, disse em seu discurso de abertura que todas as nações membros têm a mesma responsabilidade de “não criar novos conflitos, novas tensões ou novas guerras”.
Ele acrescentou: “Temos a responsabilidade de esfriar as tensões crescentes, de aquecer situações frias e de criar espaço para o diálogo que supere as diferenças”.
Os líderes discutiram as crescentes atividades marítimas da China no Mar do Sul da China e os programas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte. Eles também discutiram a invasão russa na Ucrânia.
Mas os países membros reconhecem que enfrentam dificuldades para lidar com essas questões em meio à crescente rivalidade entre os Estados Unidos e a China.
Nos últimos meses, Washington tem tentado fortalecer os laços de segurança com alguns países da ASEAN, incluindo as Filipinas e o Vietnã, para combater a crescente presença militar de Pequim na região.
- Japão resiste a proposta da UE sobre comércio de enguias - 25 de novembro de 2025 6:01 am
- Phil Tittle lança álbuns inspirados em viagens e contrastes - 25 de novembro de 2025 3:59 am
- Lia Cordoni retorna ao programa Sons do Brasil, edição 552 - 25 de novembro de 2025 1:08 am
















