O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, expressou o contínuo apoio americano à Ucrânia em sua reunião com o Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, em Kiev.
Os dois conversaram na quarta-feira (6), depois que Blinken chegou à capital ucraniana, em uma viagem de dois dias.
Antes das conversações, Blinken disse que estava no país para demonstrar o apoio “contínuo e determinado” dos EUA à Ucrânia. Ele disse que seu país quer garantir que a Ucrânia tenha o que precisa, não apenas para ter sucesso na contraofensiva, mas também a longo prazo, para garantir que as agressões não voltem a acontecer.
Kuleba respondeu que era um grande prazer receber Blinken na Ucrânia, especialmente no Ministério das Relações Exteriores. Ele acrescentou que estava ansioso por uma conversa produtiva e orientada para resultados com Blinken.
O principal diplomata dos EUA também planeja se reunir com outros altos funcionários ucranianos durante sua visita, incluindo o presidente Volodymyr Zelenskyy. Espera-se que eles discutam a contraofensiva em andamento da Ucrânia contra as forças russas e outras questões.
Algumas organizações de notícias dos EUA sugeriram que há dúvidas dentro da administração dos EUA sobre se Washington pode continuar a apoiar a Ucrânia no mesmo nível no próximo ano.
A agência de notícias Reuters diz que Blinken, provavelmente, anunciará um novo pacote de assistência dos EUA em tempo de guerra no valor de mais de 1 bilhão de dólares.
Na quarta-feira (6), Blinken e Kuleba também visitaram um cemitério na cidade para homenagear os militares ucranianos que perderam suas vidas defendendo seu país.
Kuleba postou no X, a plataforma de mídia social anteriormente conhecida como Twitter, uma foto sua e de Blinken no cemitério. Ele disse que Blinken “tornou-se o primeiro homólogo a começar seu dia em Kiev prestando homenagem aos nossos heróis mortos no cemitério de Berkovetske”. Ele acrescentou: “Esse é um sinal de respeito a todos os guerreiros ucranianos que deram suas vidas por nossa liberdade e pelo direito de viver”.
- Mídia internacional cita STF em alerta no Magnitsky Day - 1 de agosto de 2025 10:05 am
- Dois Generais brasileiros passam a residir na China como adidos - 1 de agosto de 2025 9:51 am
- Prefeitura de Koka treina equipe para dialogar com estrangeiros - 1 de agosto de 2025 9:25 am