As autoridades japonesas advertiram que estão dispostas a tomar medidas contra flutuações excessivas na taxa de câmbio entre o dólar e o iene. Alguns investidores acreditam que uma intervenção no mercado para sustentar o iene poderá ocorrer em breve.
A moeda japonesa estava sendo negociada em torno do nível 148 em relação ao dólar na tarde de quarta-feira (20). A fraqueza decorre da opinião de que o Federal Reserve dos EUA continuará a apertar sua política para conter a inflação.
Kanda Masato, Vice-Ministro das Finanças do Japão para Assuntos Internacionais, disse: “O Japão está em estreita comunicação com as autoridades do exterior, especialmente as dos Estados Unidos. Compartilhamos a opinião de que flutuações excessivas nas taxas de câmbio são indesejáveis para a economia”.
Kanda acrescentou que o Ministério das Finanças está monitorando a situação de perto. Ele disse que serão tomadas medidas apropriadas contra movimentos extremos, sem descartar nenhuma opção.
A mídia americana citou a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, dizendo que qualquer intervenção do Japão para elevar o iene seria compreensível se tivesse como objetivo suavizar a volatilidade, em vez de afetar os níveis da taxa de câmbio.
Ela teria dito que os EUA e o Japão estão se comunicando sobre tais intervenções.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am