Grafites e rabiscos em paredes e persianas podem ser vistos em muitos lugares de Tóquio. As autoridades foram solicitadas a abordar o problema e tomar medidas preventivas.
Recentemente, a polícia de Tóquio prendeu dois homens na faixa dos 20 anos sob a suspeita de terem feito pichações nas paredes de edifícios na cidade de Hachioji, no oeste de Tóquio.
Os grafites, aparentemente desenhados com tinta spray, foram encontrados em cinco locais próximos à estação JR Hachioji, incluindo um canteiro de obras e a porta de uma loja, no início de setembro. Eles tinham semelhanças distintas.
Segundo a polícia, os dois suspeitos disseram que queriam deixar seus cartões de visita na cidade.
Eles também disseram que se inspiraram na cultura hip-hop e queriam criar sua própria arte.
Enquanto isso, as autoridades do distrito de Shibuya, no centro de Tóquio, dizem que também estão lutando contra os grafites.
O distrito de Shibuya começou a receber informações sobre grafites nas mídias sociais e em outras plataformas em abril de 2021. Até 15 de setembro deste ano, eles haviam recebido um total de 1.321 denúncias e, com base em 856 delas, dizem que apagaram pichações que cobriam um total de mais de 10.000 metros quadrados.
O distrito usa uma empresa de limpeza para fornecer aos residentes as ferramentas necessárias para apagar pichações.
O gabinete do distrito, agora, usa inteligência artificial – IA, para lidar com as pichações. A IA detecta pichações em vídeos que mostram as ruas de Shibuya e faz uma estimativa da área de pichações e dos custos para apagá-las.
Usando o sistema de IA, os funcionários podem classificar os grafites possivelmente criados pela mesma pessoa e localizar a área de atividade da pessoa. Em alguns casos, essas informações ajudaram a polícia a prender os autores.
Um funcionário do gabinete distrital diz que a pichação é um crime e, se for deixada de lado, o público se sentirá inseguro.
Ele disse que a IA poderia ajudar a reduzir os caros custos de remoção e manter a estética de Shibuya para a população.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















