A Austrália e as Filipinas estreitaram suas relações com a assinatura de um pacto de parceria estratégica. Os países concordaram em cooperar em mais áreas, como a segurança.
A medida pode ter como objetivo combater as crescentes atividades marítimas da China na região da Ásia-Pacífico.
O primeiro-ministro australiano Anthony Albanese viajou para a capital das Filipinas, Manila. Ele se reuniu com o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr. Albanese é o primeiro primeiro-ministro australiano a fazer uma visita oficial ao país em décadas.
Os líderes assinaram uma nova parceria estratégica. O acordo eleva as relações entre os países para o próximo nível. O acordo anterior era uma parceria abrangente de nível inferior. Ele foi assinado em 2015.
Os líderes realizaram uma coletiva de imprensa conjunta. O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., disse: ” A assinatura da declaração conjunta de parceria estratégica sinaliza nosso compromisso mútuo de aprofundar a colaboração em um espectro de áreas que são vitais para o crescimento e a prosperidade de nossos países”.
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse: “Estou confiante de que a Austrália e as Filipinas possam enfrentar os novos desafios e ajudar a concretizar nossa visão de uma região aberta, pacífica e estável”.
A nova parceria aprimora a cooperação de segurança e prevê a realização de conversas anuais sobre defesa. As nações realizaram um exercício militar conjunto nas Filipinas no mês passado.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am