Os membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático, Association of Southeast Asian Nations – ASEAN, iniciaram seu primeiro exercício militar conjunto. Os exercícios estão sendo realizados em algumas ilhas da Indonésia. Jacarta solicitou a realização do exercício. O país ocupa a presidência rotativa da ASEAN este ano.
A maioria dos membros da ASEAN está participando dos exercícios como observadores. O Timor-Leste também está participando como observador. O país foi admitido na ASEAN “em princípio”. O exercício será realizado até sábado (23).
O almirante Yudo Margono é o comandante das Forças Armadas Nacionais da Indonésia. Ele disse que os exercícios não são operações de combate, pois a ASEAN está mais preocupada com questões econômicas. Ele também disse que as sessões de treinamento se concentrarão em atividades humanitárias e de assistência a desastres.
Os exercícios serão realizados na Ilha de Batam e nas Ilhas Natuna. As Ilhas Natuna estão localizadas em águas ao sul do Mar do Sul da China.
Navios chineses invadiram a zona econômica exclusiva da Indonésia nos últimos anos.
O exercício conjunto ocorre em meio às crescentes tensões com a China. Pequim divulgou um mapa com uma “linha de 10 traços” em agosto. A linha está de acordo com a alegação do governo chinês de que Pequim tem jurisdição sobre quase todo o Mar do Sul da China. Vários membros da ASEAN rejeitaram o mapa.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am