O Departamento de Estado dos EUA anunciou que as autoridades diplomáticas sênior dos EUA e da China mantiveram conversações em Washington nesta semana.
O departamento informou que o Secretário de Estado Assistente dos EUA para Assuntos do Leste Asiático e do Pacífico, Daniel Kritenbrink, reuniu-se com o Vice-Ministro das Relações Exteriores da China para a Ásia, Sun Weidong, na quarta-feira.
Os dois lados teriam discutido questões regionais, incluindo a Coreia do Norte e Taiwan, e reiterado a importância de “manter canais abertos de comunicação” em áreas de diferenças e cooperação.
Acredita-se, também, que eles tenham discutido as esperadas conversas entre o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi. Os governos dos dois países estão organizando a reunião.
O Wall Street Journal informou na quinta-feira (28), que Wang, provavelmente, visitará Washington já em outubro. Acrescentou que as autoridades também estão discutindo uma possível visita à capital dos EUA do vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, que é responsável pelas relações econômicas e comerciais com os EUA.
As medidas são vistas como parte dos arranjos antes de uma possível cúpula entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente chinês, Xi Jinping.
O foco está na possibilidade de os dois líderes manterem conversações à margem do fórum da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico em São Francisco, em novembro.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















