Um tribunal ouviu evidências de que um homem acusado de um ataque incendiário mortal em um estúdio de animação na cidade de Kyoto gritou para um policial que o subjugou que o estúdio havia roubado sua ideia para um romance.
Aoba Shinji é acusado de jogar gasolina no estúdio Kyoto Animation e incendiá-lo em julho de 2019. O incêndio resultante custou a vida de 36 funcionários e feriu outros 32. Aoba foi detido perto do prédio.
Seu julgamento, envolvendo juízes leigos, começou no Tribunal Distrital de Kyoto na terça-feira (5).
O réu, de 45 anos, admitiu as acusações contra ele, mas seus advogados, que estão contestando sua responsabilidade legal, alegaram inocência.
Na quarta-feira (6), Aoba entrou na sala do tribunal em uma cadeira de rodas, vestindo uma jaqueta azul e uma máscara facial.
O tribunal ouviu uma gravação de uma troca de palavras entre o réu e um policial imediatamente após o ataque.
O policial pergunta: “Por que você fez isso?” Aoba grita: “roubado” e “romance”, e depois acrescenta: “Você sabe de tudo. Eles roubaram tudo”.
Na gravação, ele responde corretamente às perguntas sobre seu nome e data de nascimento, mas diz apenas “Saitama” quando lhe perguntam onde mora. Quando a polícia pergunta onde ele comprou a gasolina e o isqueiro de fogão, ele diz que comprou a gasolina em um posto de gasolina e o isqueiro em uma loja de artigos para o lar.
O réu ficou olhando para o monitor durante toda a gravação de aproximadamente três minutos. Alguns observadores na galeria choraram.
Os promotores alegam que Aoba estava convencido de que o estúdio havia roubado sua ideia para um romance e estava buscando vingança.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















