Um tribunal ouviu evidências de que um homem acusado de um ataque incendiário mortal em um estúdio de animação na cidade de Kyoto gritou para um policial que o subjugou que o estúdio havia roubado sua ideia para um romance.
Aoba Shinji é acusado de jogar gasolina no estúdio Kyoto Animation e incendiá-lo em julho de 2019. O incêndio resultante custou a vida de 36 funcionários e feriu outros 32. Aoba foi detido perto do prédio.
Seu julgamento, envolvendo juízes leigos, começou no Tribunal Distrital de Kyoto na terça-feira (5).
O réu, de 45 anos, admitiu as acusações contra ele, mas seus advogados, que estão contestando sua responsabilidade legal, alegaram inocência.
Na quarta-feira (6), Aoba entrou na sala do tribunal em uma cadeira de rodas, vestindo uma jaqueta azul e uma máscara facial.
O tribunal ouviu uma gravação de uma troca de palavras entre o réu e um policial imediatamente após o ataque.
O policial pergunta: “Por que você fez isso?” Aoba grita: “roubado” e “romance”, e depois acrescenta: “Você sabe de tudo. Eles roubaram tudo”.
Na gravação, ele responde corretamente às perguntas sobre seu nome e data de nascimento, mas diz apenas “Saitama” quando lhe perguntam onde mora. Quando a polícia pergunta onde ele comprou a gasolina e o isqueiro de fogão, ele diz que comprou a gasolina em um posto de gasolina e o isqueiro em uma loja de artigos para o lar.
O réu ficou olhando para o monitor durante toda a gravação de aproximadamente três minutos. Alguns observadores na galeria choraram.
Os promotores alegam que Aoba estava convencido de que o estúdio havia roubado sua ideia para um romance e estava buscando vingança.
- População estrangeira cresce na maioria das cidades do Japão - 25 de dezembro de 2025 6:44 am
- Tailândia e Camboja retomam diálogo por cessar-fogo - 25 de dezembro de 2025 6:30 am
- Explosão em Moscou mata dois policiais e um suspeito - 25 de dezembro de 2025 6:26 am
















