Um novo acordo entre o Japão e o Reino Unido com o objetivo de fortalecer a cooperação bilateral de segurança deve entrar em vigor em 15 de outubro.
O governo do Japão decidiu a data em uma reunião do gabinete na sexta-feira (15). Isso ocorre depois que a Dieta do Japão aprovou o pacto e o governo britânico concluiu os procedimentos domésticos necessários.
Esse será o segundo acordo de cooperação de segurança do Japão a entrar em vigor, depois do acordo com a Austrália.
O Acordo de Acesso Recíproco será aplicado quando as Forças de Autodefesa do Japão e os militares britânicos realizarem exercícios conjuntos e outras atividades nos países um do outro.
Ele abrange questões como o manuseio de armas e munições e o direito de exercer jurisdição em caso de incidentes ou acidentes.
Em uma coletiva de imprensa após a reunião do Gabinete, o Ministro da Defesa, Kihara Minoru, disse que o Japão e a Grã-Bretanha são os parceiros de segurança mais próximos na Ásia e na Europa.
Ele continuou dizendo que o Ministério da Defesa do Japão e as Forças de Autodefesa planejam utilizar o acordo em uma data próxima e aprofundarão a cooperação de segurança com a Grã-Bretanha.
A Força de Autodefesa Terrestre do Japão e o Exército Britânico planejam realizar exercícios conjuntos no Japão em novembro. Os preparativos para a aplicação do acordo estão em andamento.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am