Foi inaugurada uma exposição on-line que promove um mundo livre de armas nucleares, criada por um grupo de sobreviventes dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki.
A Japan Confederation of A and H-bomb Sufferers Organizations (Confederação Japonesa de Organizações de Vítimas das Bombas A e H), ou Hidankyo, diz que a ameaça das armas nucleares está aumentando à medida que a invasão da Ucrânia pela Rússia continua.
O secretário-geral adjunto do grupo, Hamasumi Jiro, disse que o mundo deve ser informado sobre as consequências das armas nucleares agora mais do que nunca, em meio ao risco elevado de uso de armas nucleares.
A exposição, composta por cerca de 50 painéis de fotos e textos, foi montada pela confederação e outras organizações sem fins lucrativos.
Ela apresenta itens exibidos no passado pelo grupo na sede da ONU e em outros locais. Os visitantes on-line podem ver imagens da devastação em Hiroshima e Nagasaki imediatamente após os bombardeios.
O site está disponível em japonês e inglês para destacar os esforços dos sobreviventes e de outras pessoas cujo objetivo é criar um mundo sem armas nucleares.
As autoridades dizem que o site em inglês tem sido acessado, principalmente, por espectadores estrangeiros nos EUA.
O financiamento coletivo está ajudando a gerenciar o site, com a esperança de disponibilizá-lo em breve nos idiomas dos países nucleares Rússia e China.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am