Foi inaugurada uma exposição on-line que promove um mundo livre de armas nucleares, criada por um grupo de sobreviventes dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki.
A Japan Confederation of A and H-bomb Sufferers Organizations (Confederação Japonesa de Organizações de Vítimas das Bombas A e H), ou Hidankyo, diz que a ameaça das armas nucleares está aumentando à medida que a invasão da Ucrânia pela Rússia continua.
O secretário-geral adjunto do grupo, Hamasumi Jiro, disse que o mundo deve ser informado sobre as consequências das armas nucleares agora mais do que nunca, em meio ao risco elevado de uso de armas nucleares.
A exposição, composta por cerca de 50 painéis de fotos e textos, foi montada pela confederação e outras organizações sem fins lucrativos.
Ela apresenta itens exibidos no passado pelo grupo na sede da ONU e em outros locais. Os visitantes on-line podem ver imagens da devastação em Hiroshima e Nagasaki imediatamente após os bombardeios.
O site está disponível em japonês e inglês para destacar os esforços dos sobreviventes e de outras pessoas cujo objetivo é criar um mundo sem armas nucleares.
As autoridades dizem que o site em inglês tem sido acessado, principalmente, por espectadores estrangeiros nos EUA.
O financiamento coletivo está ajudando a gerenciar o site, com a esperança de disponibilizá-lo em breve nos idiomas dos países nucleares Rússia e China.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am
















